A Medicina Veterinária busca o conhecimento especializado em seus diversos setores, entre eles o diagnóstico em análises clínicas.

As particularidades das espécies animais devem ser consideradas em todo o processo, desde a coleta até a interpretação dos resultados.

Exames laboratoriais – Os exames auxiliam o médico veterinário no diagnóstico e monitoramento de diversas enfermidades.

 

 

 

 

Ultrassonografia – A ultrassonografia é uma técnica de diagnóstico por imagem que permite muitas aplicações em diversos campos da medicina veterinária. O diagnóstico por imagem é de fundamental importância na clínica de pequenos animais, auxiliando o clínico na determinação de diversas doenças, tratamentos e prognósticos.
Existem muitos benefícios do ultrassom como meio de diagnóstico por imagem, como o fato de ser seguro para o paciente e para o operador, ser uma técnica não invasiva que possibilita aquisição de imagens praticamente em tempo real.

 

Raio X digital – Com este equipamento as imagens podem ser acessadas de qualquer terminal proporciona rapidez na informação, arquivamento das imagens por longos períodos, facilidade em obter imagens antigas para comparação de exames mais recentes, tudo isso via monitores de alta resolução, de maneira prática e segura, garantindo melhor comunicação entre os médicos veterinários e também com o proprietário.

 

 

Eletrocardiograma – O exame de eletrocardiograma em cães e gatos é uma das ferramentas mais poderosas dos dias de hoje, pois fornecem informações importantes ao médico veterinário permitindo, muitas vezes, chegar a um diagnóstico preciso de cardiopatia – ou mostrar sinais de que algo não está normal com o coração dos pets. Com a vantagem de não ser um exame invasivo para os animais, o procedimento é indolor, realizado com facilidade e em pouco tempo.

 

Ecocardiograma – O ecocardiograma em cães e gatos é um exame ultrassonográfico que utiliza ondas sonoras refletidas (eco) para obter a imagem do coração e suas estruturas. Além do ecocardiograma, uma série de outros testes e exames pode ser utilizado para auxiliar o médico veterinário em seu trabalho, de acordo com o que ele achar necessário.

 

 

Holter – O uso do holter é indicado para identificar e diagnosticar possíveis arritmias em pacientes com síncopes, isquemia do miocárdio ou cardiomiopatias.
O sistema de holter se baseia na monitorização eletrocardiográfica ambulatorial por período de 24 horas, utilizada para avaliar o ritmo cardíaco em várias situações. Um aparelho é colocado no animal em um dia e retirado 24 horas depois.